Eixo
temático
Números e operação.
Conteúdo
Números Primos
Série/ano
5a- série/6o- ano do Ensino
Fundamental
Objetivos:
(Chegada)
·
Conhecer as características e
propriedades dos números naturais: saber
identificar se um número é primo ou não.
·
Rever os
conceitos de múltiplos e divisores.
Justificativas
·
Promover momento de socialização e
familiarização do conteúdo a ser trabalhado e interação entre professor e
aluno, aluno-aluno;
·
Exercitar o entendimento de textos,
especialmente de caráter matemático.
Conhecimentos prévios (Ponto de partida)
Ler e interpretar textos simples.
Saber ler e escrever os números
naturais em linguagem corrente e usando os algarismos.
Saber operar com números
naturais;
Saber determinar os divisores de
um número naturas.
Tempo previsto: (Escala)
3 a 4
aulas de 50 min
Estratégias/Procedimentos
Atividade 1 : - Esta
atividade tem como objetivo de apresentar o conteúdo a ser estudado e fazer uma produção
inicial:os alunos irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto. A produção
inicial trata-se de uma avaliação prévia e é através dela que o professor
conhece as dificuldades dos alunos e obtém meios de estabelecer quais
atividades deverão ser empregadas na sequência didática.
Não se
espera que todos os alunos saibam, no primeiro momento, interpretar a HQ, então
após o término das atividades o professor deve retomar a leitura da mesma.
Nesta retomada é possível avaliar os alunos e comparar os avanços obtidos.
Atividade
2: Para a execução desta atividade organize os alunos
em dupla, caso seja necessário antes da aplicação revise com os alunos o
conceito de divisores e apresente um método para encontrar os divisores de um
número de forma organizada. Estimule o cálculo mental na execução desta
atividade.
Atividade
3: Esta atividade poderá ser realizada através de
leitura compartilhada, ou seja, fazer uma leitura provocativa junto com os alunos. O objetivo principal do
texto é o de formalizar o conceito de números primos e defini-los. Após a
leitura fazer uma roda de conversa sobre o texto, par isso será sugerida
algumas questões.
Para a construção do crivo de Eratóstenes é
importante o professor expor alguns critérios de divisibilidade.
Atividade
4
Apresentação de uma situações problema para análise,
discussão e resolução. Este é um momento importante, pois o professor, a partir
da observação, pode detectar os alunos que apresentam dificuldades, ou seja
avaliar, assim refletir sobre estratégias para a recuperação contínua.
Atividade
5
Para a realização desta atividade
será usado, como recuso, o material da série "Matemática Multimidia"
elaborado pela UNICAMP e disponivel em http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1347.
O programa apresenta a
curiosidade dos números primos gêmeos e o fato de que ninguém sabe com certeza
se há um número finito deles ou não.
Esta
atividade pode ser adaptada para fazer a
recuperação.
Recursos
Folhas de atividades
Recursos humanos professor/aluno com aulas
explicativas e/ou expositivas
Como materiais didáticos serão utilizados lousa,
papel sulfite, impressora, lápis de cor, caneta, caderno, cola. etc.
Material
da série "Matemática Multimidia elaborado pela UNICAMP e disponivel em http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1347.
Avaliação
Diagnóstica - Observação da participação dos alunos nas aulas e
apresentação de dúvidas na resolução das atividades.
Recuperação
Retomada de conteúdos com atividades diferenciadas
priorizando o atendimento individual dos alunos com dificuldades;
Agrupamentos produtivos;
Sugestões de atividades
Atividade 1:
Após ler o texto abaixo responda as perguntas:
a) Quem são os personagens?
b) Justifique o humor da HQ.
c) De acordo com os três quadrinhos, os personagens
não pode ficar juntos, pois são primos. Que explicação pode ser dada para este fato?
Atividade 2
Certo dia um sapo
acorda se sentindo muito estranho. Sentia uns calafrios, outra hora umas ondas
de calor e já não sabia se estava alegre ou triste. Passava as noites perambulando Dentro do seu peito tinha alguma coisa
que fazia tum-tum de forma descompassada feito uma bateria de escola de samba
sem ensaio. Sabendo que o Seu Coelho era um animal muitíssimo letrado, resolveu
consultá-lo para ver se descobria qual era o seu mal.
- Seu Coelho, não sei o que está
havendo comigo.
- Ah Seu Sapo o que faz tum-tum no
seu peito é o seu coração, o meu também faz e não estou doente!
- Mas Seu Coelho, às vezes ele bate
mais depressa que o normal Ele faz assim um-dois. um-dois
- Ahá!!!!! Você está
apaixonado!!!!!!
-APAIXONADO ??????????????? - espantou-se o sapo Uau! Estou
apaixonado!!!!!!!
O sapo saiu da casa do
Seu Coelho todo animado até que pensou - Ué. mas por quem será que estou
apaixonado??? Pela Sapa não é! Pela perereca não é! Pela macaca girafa,
lagarta7? Também não! Ah já sei!! Estou apaixonado pela Dona Pata!!
Ela é tão linda e tão simpática!! Mas será que ela vai gostar de mim?? Eu sou
todo verde e ela tão branquinha. Pensando em agradar
sua amada o sapo foi até sua casa e desenhou um lindo coração para dar à Dona
Pata Pegou também um buquê de flores do campo para entregar junto com o desenho
mas faltou coragem. Seu coração batia forte: tum-tum. tum-tum. tum-tum.
Então ele foi até a casa dela durante a noite mas a falta de coragem não deixou ele entregar pessoalmente ,ntão, esperou que ela se deitasse que a luz se apagasse, que a noite chegasse e deixou o buquê na soleira, e o coração ele colocou por debaixo da
porta A noite passou, a pata acordou e quando viu o desenho na manhã seguinte, ficou toda encantada - Meu Deus que coisa mais linda!!!!! E olhe aqui na soleira, um buquê de flores!!!! Quem será que está me mandando estes presentes????
Então ele foi até a casa dela durante a noite mas a falta de coragem não deixou ele entregar pessoalmente ,ntão, esperou que ela se deitasse que a luz se apagasse, que a noite chegasse e deixou o buquê na soleira, e o coração ele colocou por debaixo da
porta A noite passou, a pata acordou e quando viu o desenho na manhã seguinte, ficou toda encantada - Meu Deus que coisa mais linda!!!!! E olhe aqui na soleira, um buquê de flores!!!! Quem será que está me mandando estes presentes????
De tanto pensar na Dona
Pata o sapo apaixonado já não comia já não dormia, caiu de
cama !!!!! Os animais todos da floresta estavam preocupados com ele e Seu Coelho convidou a Dona Pata para visitá-lo
cama !!!!! Os animais todos da floresta estavam preocupados com ele e Seu Coelho convidou a Dona Pata para visitá-lo
Chegando lá ela foi logo cuidando do Seu Sapo. levou um prato de sopa um
suco de laranja, ajeitou o travesseiro dele dizendo
- O que está havendo Seu Sapo??
Estou muito preocupada pois gosto muito de você e O sapo não deixou a Pata
terminar Encheu-se de coragem e foi falando:
- Pata querida eu também gosto
muito de você, aliás, estou apaixonado, e é por isso que estou doente Deste dia
em diante o Sapo e a Pata começaram a namorar, e até hoje o coração dos dois
está fazendo tum-tum só que agora juntinhos E do casamento do Sapo com a Pata nasceram
os Sapatos e as Sapatas!!!
Livre adaptação do livro "O sapo apaixonado" de Max Velthuijs
- Recontado por James Silva
Disponível em: http://contosdetodomundo.blogspot.com.br/2004/11/o-sapo-apaixonado.html, acesso em
14/05/2013
O sapo está apaixonado pela pata e nesse
momento encontram distante um do outro. Sua missão é ajudar o sapo a chegar até
sua amada que está do outro lado do rio, mas ele só pode pular pelas folhas com
números que possuem apenas dois divisores. Pinte essas folhas.
Escreva os números que você encontrou em ordem
crescente.
Atividade
3
2, 3, 5, 7 e outros parentes
A matemática por trás dos números primos
Observe bem o conjunto de números 2,
11, 19, 29, 71, 83 e 97. O que eles têm em comum? A resposta é rápida: nenhum
deles pode ser dividido por outros números além de 1 e eles mesmos (ou seja, o
número 2 pode ser dividido por 1 e por 2; o número 11, por 1 e por 11, e assim
por diante). Por isso, são chamados números primos.
“O nome primos vem de
primeiros, já que todo número inteiro pode ser formado a partir da
multiplicação desses números”, explica o professor de Matemática Celso
Figueiredo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
(Ilustração:
Marlon Tenório / www.marlontenorio.com)
Por volta de 400 anos antes da nossa
era, o grego Filolau, que era seguidor do famoso Pitágoras, disse que alguns números podiam ser compostos por
conjuntos de outros números menores (por exemplo, 2 vezes 3 são 6), enquanto os
outros – que chamamos de primos – não podiam. Mais tarde, outro matemático
grego, chamado Euclides, mostrou que há infinitos números primos.
“Até hoje, após mais de 2,5 mil anos
de estudos, não temos uma fórmula para determinar os números primos”, conta
Celso.
Então, para saber se um número é ou
não primo, é preciso tentar dividi-lo por todos os números menores que ele até
a sua raiz quadrada, e ver como é o resultado. Se estamos falando de um número
baixo, menor que 100, por exemplo, isso parece fácil, ainda mais com a ajuda de
uma calculadora. Mas imagine testar números com milhões de dígitos!
Felizmente, hoje existem programas
de computadores que podem fazer o trabalho por nós. Ainda assim, quanto maior o
número, mais tempo os computadores levam para verificá-lo. “Em 2008, obteve-se
o maior número primo até agora. Ele tem 12.978.189 algarismos”, conta Celso.
Para você ter uma ideia, este número, sozinho, poderia preencher um livro de
mais de três mil páginas!
Você deve estar se perguntando se
vale a pena tanto trabalho de investigação sobre números primos. Para que eles
servem, afinal? Celso dá um exemplo: a criptografia usada em sistemas de
segurança, por exemplo, de bancos. Isso nada mais é do que criar códigos
difíceis de desvendar, a fim de proteger informações sigilosas.
Funciona assim: se você tem um
número não-primo muito grande, desses com milhões de algarismos, é muito
difícil encontrar os números primos que devem ser multiplicados para chegar a
ele. Então, o tal número grandão pode ser usado como código. Outros computadores
levariam anos trabalhando para descobrir os números primos usados para obtê-lo.
Parece complicado, e é: do contrário, não serviria para criar códigos secretos!
Disponível
em:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/2-3-5-7-e-outros-parentes/
- Acesso em 11/05/2013
a) Responda:
O que os
números primos tem em comum?
Quando
dois números são primos entre si?
O que são
números compostos?
O que são
números primos
b)Números primos
Os números primos são muito importantes na
Matemática. O nome “primo” vem do
latim
e significa “primeiro”. Um número primo só é divisível por 1 e por ele mesmo.
Os
números que têm mais de dois divisores são chamados números compostos.
Classifique
os números a seguir em primos ou compostos, preenchendo a tabela abaixo.
3, 6, 7, 11, 12, 13, 15, 21, 23, 24
e 31.
c) Descobrindo os números primos
12.
Agora você vai usar um método para descobrir todos os números primos existentes
entre 1
e
100. Esse método foi inventado por um filósofo grego chamado Eratóstenes
(século III a.C.),
que
foi o chefe da maior biblioteca da Antiguidade, localizada na cidade de
Alexandria.
Etapas:
a)
Preencha a Tabela 1 com os 100 primeiros números naturais a partir do 1, em
ordem
crescente,
alinhando as dezenas por colunas.
b)
Risque o número 1, pois ele não é primo.
c)
Risque da tabela todos os múltiplos de 2, maiores que 2. Em seguida, os
múltiplos de 3,
maiores
que 3. Como o 4 já estará riscado, risque em seguida os múltiplos de 5 maiores
que 5.
E
assim por diante, até completar a tabela.
d)
Anote na Tabela 2 os números que ficaram sem riscar. Eles são os 25 números
primos
menores que 100.
Atividade 4
Situação
Problema
AT 16) A escola ¨Mão
Santa¨ disputou uma partida de basquete contra a escola ¨Cestinha. A escola
¨Mão Santa¨ marcou cestas de três pontos e apenas uma cesta de dois pontos,
enquanto a escola ¨Cestinha¨ cestas de dois pontos e apenas uma cesta de um
ponto. Marcos ficou muito feliz com a vitória da escola Cestinha e , como é um
excelente aluno de Matemática, percebeu que o placar do jogo mostrava que o
total de pontos obtidos pela sua escola
era um número primo. Descubra qual das alternativas abaixo é o placar final do
jogo.
A)
Mão
Santa 32 x 29 Cestinha
B)
Mão
Santa 37 x 25 Cestinha
C)
Mão
Santa 29 x 31 Cestinha
D)
Mão
Santa 26 x 23 Cestinha
Atividade
5
http://matcolegiao.wordpress.com/2012/05/02/numeros-primos-gemeos/
Bibliografia:
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto
Alegre: ArtMed, 1998.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.Caderno
do professor: matemática, ensino fundamental - 5ª- série, volume 3 / Secretaria
da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Carlos Eduardo de
Souza Campos Granja, José Luiz Pastore Mello, Nílson José Machado, Roberto
Perides Moisés, Walter Spinelli.– São Paulo : SEE, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário